Carro com câmeras fiscaliza apenas Zona Azul e não aplica outros tipos de multas na cidade de SP
Você que circula pela cidade de São Paulo já viu aquele carro com várias câmeras no teto? É o carro da Estapar, concessionária responsável por fiscalizar a Zona Azul do município, que utiliza uma tecnologia e monitora se os veículos que estacionam nos lugares destinados a Zona Azul ativaram o serviço.
Estes veículos fiscalizam todas as vagas de Zona Azul de São Paulo – mais 53 mil, divididas em 68 setores. O valor da multa de Zona Azul é de R$ 195,23. Você ainda leva 5 pontos na CNH e o seu carro pode ser removido da vaga por estacionamento irregular.
Esses veículos são todos equipados com câmeras com reconhecimento de placa automática, utilizando a tecnologia OCR (Optical Character Recognition), que realizam o videomonitoramento das vias, além de equipamento de geolocalização (GPS).
Tudo isso abastece uma central de informações, que de forma online e em tempo real, consulta se a placa do veículo está com Cartão Azul Digital (CAD) ativado no sistema ou não, além do tempo de uso.
O sistema faz o monitoramento e apoio à fiscalização apenas da operação da Zona Azul, municiando os órgãos competentes sobre infrações cometidas com evidências exigidas pelos órgãos de trânsito como dados estatísticos, imagens e vídeos, contribuindo para eficiência do poder público.