Centro Cultural de São Paulo completa 40 anos
O Centro Cultural São Paulo (CCSP), que fica no Paraíso, na região oeste da cidade, chegou aos seus 40 anos com muito teatro, arte, música, dança e exposição. Para comemorar esse importante marco, a instituição realiza em agosto seminário internacional intitulado “CCSP 40: da criação ao tombamento”. Guiado por uma série de palestras que relacionaram arquitetura, política e arte. O CCSP funciona de domingo a domingo.
Foto: Sonia Parma
Inaugurado em 1982, o Centro Cultural São Paulo é um dos primeiros centros culturais multidisciplinares do país. Lugar público por excelência, combina a oferta de programação e de serviços culturais – gratuitos ou a preços acessíveis – com a disponibilização de seus espaços e instalações para um uso plural, livre e propositivo de seus frequentadores, provocando uma reflexão quanto ao papel dos espaços e serviços públicos na promoção da cultura, da criatividade, da cidadania e da autonomia em uma cidade com as dimensões de São Paulo.
O projeto, concebido nos anos 1970 por uma equipe de arquitetos liderados por Eurico Prado Lopes e Luiz Telles, teve referências de grandes centros culturais multidisciplinares internacionais e contou com uma extensa pesquisa sobre as condições de acesso e proximidade com a cultura da população paulistana. O objetivo foi permitir o máximo de contato entre o frequentador e tudo o que é oferecido em seus 46.500 m².
O Centro Cultural São Paulo oferece um conjunto de bibliotecas multidisciplinares (entre elas a Biblioteca Louis Braille e a Sérgio Milliet, segunda maior biblioteca pública da cidade). Tem coleções e acervos da cidade (como a Coleção de Arte da Cidade, a Discoteca Oneyda Alvarenga, o Arquivo Multimeios, o Núcleo Memória do CCSP e a Missão de Pesquisas Folclóricas de Mário de Andrade, entre outras.
Foto: Luan Batista
O CCSP oferece uma programação de artes visuais, cinema, dança, literatura, música e teatro, além de atividades educativas, ateliês abertos, cursos e oficinas, palestras e debates, ações ligadas aos acervos e voltadas ao público infantojuvenil.
Há jardins com árvores sobreviventes da construção do metrô e que, junto com o gramado dos jardins suspensos, oferecem um raro contraponto ao visual, à sonoridade e aos ritmos do entorno.
Tem espaços de estudo, de permanência, de ensaio, de acolhimento, de compartilhamento e de criação dentro de um equipamento público amplo, vivo e democrático.
SERVIÇO
O quê? Centro Cultural São Paulo (CCSP)
Endereço: Rua Vergueiro, 1.000, Paraíso (zona oeste)
Horário de funcionamento: Terça a domingo, das 10h às 22h (incluindo feriados)
Segundas, das 10h às 22h (exceto bibliotecas e pisos expositivos)
Classificação Indicativa: livre
Valor do ingresso: Ingressos podem ser retirados na bilheteria uma hora antes da programação. Para os eventos pagos, os ingressos também podem ser adquiridos pela internet, nos canais informados de acordo com cada programação.
É recomendável o uso de máscara