Durante Festival da Itália, Sorveterias de SP e Belém estão entre as 50 melhores do mundo

Em julho de 2022, na cidade de Roma, na Itália, ocorreu o Festival Mundial do Gelato, considerado o principal evento da área do sorvete. Na ocasião, foram escolhidos os 50 melhores sorvetes do mundo. A Sorveteria Cairu, que fica em Belém (PA), ficou em 32° lugar no ranking, com destaque para o sorveteiro “de ouro” do Brasil, o Carimbó.
WhatsApp Image 2022 07 29 at 18.28.36 2

Sorvete Carimbó, da Sorveteria Cairu de Belém do Pará, em 32º lugar do ranking de melhor sorvete do mundo

Também foi entre os 50 melhores sorvetes do Mundo avaliado pelo festival italiano foi o da marca San Lorenzo Gelateria, que fica em São Paulo, na capital paulista na 37ª posição (empatada com a Dona Malina, de Florença, na Itália) pelo trabalho de Brenno Floriano. Cerca de 5 mil sorveterias do mundo disputaram o prêmio de Melhor Gelato do Mundo.
WhatsApp Image 2022 07 29 at 18.28.36 1
Sorvete da San Lorenzo Gelateria, que fica em São Paulo, na capital paulista ficou na 37ª posição do festival

No cardápio de sucesso da casa há versões exclusivas como os gelatos de baba de moça, gorgonzola, hibisco, strudel, panetone e pétalas de rosa, que disputam espaço com os já tradicionais com nutella, pistache e menta.

A Cairu prestigia em seus ingredientes sabores regionais, como por exemplo, utilizando vários ingredientes ou frutos do Pará, como a tapioca, cupuaçu, açaí, castanha do Pará, dentre outros, que só são encontrados na Amazônia.

Veja abaixo as três primeiras sorveterias do ranking mundial:

1º Gelateria I Giardini di Marzo (Varazze – Itália)
2º Fazekas Cukraszda (Budapeste – Hungria)
3º La Parona del Gelato (Parona – Itália)

O sorvete vencedor do concurso da Sorveteria Cairu foi o Carimbó, que leva o nome da dança indígena típica da região do Pará, que é feito com castanha do Pará, mesclado com doce de capuaçu. Quem for à Belém e quiser experimentar o sorvete, tem 14 lojas espalhadas pela capital do Pará, entre elas, em Bosqueira e na Estação das Docas.

Desde os anos 60, a Cairu só faz sorvetes naturais e artesanais de tapioca, chocolate, açaí, bacuri e uxi, que é fruta exótica do Pará.

“Nossos sorvetes derretem com facilidade na boca. Nosso açaí tem o sabor, a cor e gosto diferente. Só experimentando para saber”, afirma um dos proprietários da Cairu, Rute Helena Laiun. Além de Rute, mais quatro irmãos tocam a gestão das sorveterias.

Em um bate papo com o Mais Paulista, Lauin conta que desde a data da premiação todos os dias entra cliente em todas as sorveterias dando parabéns pelo prêmio.

“Esse reconhecimento é muito bom. A gente trabalha para receber louros depois”, comemora.

Serviço: Matriz – Sorveteria Cairu. Rua 14 de Março, 1.470, Umarizal, Belém (PA), região central de Belém próxima a Basílica de Nazaré. Telefone: (91) 3246-8129
Serviço: San Lorenzo Gelateria – Avenida Jorge João Saad, 900, Vila Inah, São Paulo (SP) Telefone: (11) 2893-0387