Conheça o Macacário no Instituto Butantan em SP

Quando as pessoas ouvem falar do Instituto Butantan, que é um centro de pesquisa criado em 1917 e fica na zona oeste da cidade de São Paulo, o assemelham a cobras, ao soro antiofídico, o famoso antídoto contra o veneno das cobras, porém dá pra visitar o lugar e conhecer vários bichos no Museu Biológico do instituto durante o passeio.

O museu conta com uma exposição zoológica viva e permanente. Serpentes, aranhas, escorpiões e podem ser vistos em recintos que recriam seu habitat natural. Além disso, outros animais como lagartos, peixes e insetos também fazem parte da exposição.

O Butantan conta com um Macacário com espécie de Macacos Rhesus que ganhou 82 novos moradores 2019. Esta é a única colônia dessa espécie do Brasil aberta à visitação pública de terça-feira a domingo.

Os primeiros animais, que deram origem à colônia atual, foram trazidos da Índia para serem utilizados em pesquisas para estudos sobre a febre amarela e para o desenvolvimento de uma vacina contra a doença.

Em junho de 2019, quando ocorreu a inauguração do novo Macacário, havia 67 animais na colônia, dos quais entre 15 e 20 podem ser observados por visitantes. Pensado para dar maior conforto aos animais, o novo ambiente, de 236 metros quadrados, contém vegetação e rochas simuladas similares às encontradas no país de origem da colônia.

Os macacos dispõem de um pequeno lago, balanços, pneus, troncos de árvore para escalar e diversos aparatos. Essa concepção teve por objetivo permitir que os animais expressem seus comportamentos inatos e suas habilidades naturais.

Além disso, o espaço previu também a possibilidade de os animais terem a opção de percorrer todo o espaço em uma rota aérea e contém “rotas de fuga” que lhes oferecem a possibilidade de se esconderem dos olhos dos visitantes quando quiserem.

No Museu Biológico, grande parte dos animais são representantes da fauna brasileira e a exposição tem como objetivo apresentar animais vistos comumente como “assustadores” ou “nojentos” em seu contexto ambiental natural, ressaltando a importância dos diferentes organismos na manutenção dos ecossistemas. Além disso, painéis e placas trazem informações específicas sobre veneno e acidentes ocasionados por estes animais.

Serviço:
Macacário do Instituto Butantan
Horário de Funcionamento: Terça a Domingo: Das 9h às 16h45
Valor da entrada: R$ 6 (adulto) e R$ 2,50 (criança). Crianças até 7 anos não pagam ingresso e idosos acima de 60 anos também não.
Endereço: Av. Vital Brasil, 1.500, Butantã – São Paulo (SP)