Bom Retiro, na região central de SP, chega aos 139 anos e mantém a tradição

O Bom Retiro, na região central da cidade de São Paulo, é um bairro movido pelo comércio, principalmente na Rua José Paulino, com uma variedade de lojas com preços acessíveis. Com 139 anos, o comércio, que move a economia do bairro, atrai pessoas de todos os lugares, inclusive de outras cidades do estado. O bairro fica no distrito da Subprefeitura Sé.
GX010086.MP4.12 14 07 28.Still002 scaled
Foto: Eduardo Fernandes

A região é formada por imigrantes portugueses, italianos, judeus e gregos que ajudaram no desenvolvimento do bairro oferecendo mão de obra. Hoje, o lugar abriga sul coreanos, que se tornaram proprietários de grandes lojas nas principais ruas do bairro.

O bairro tem o Parque da Luz lugar bem arborizado da região e calmo. Uma boa dica para quem quer fugir da agitação da José Paulino. No Bom Retiro também fica o Copom (Centro de Operações da Polícia Militar do Estado de São Paulo), que é a central do 190 onde as pessoas ligam para acionar a polícia militar. No bairro também fica o Quartel General da Polícia Militar do Estado de São Paulo.

A Rua José Paulino, popularmente chamada de “Zepa”, além de ser ponto de referência quando o assunto é compras, traz uma história curiosa: foi nela, que em 1910, operários da região fundaram o Sport Club Corinthians Paulista. A maior torcida organizado do Corinthians, a Grêmio Gaviões da Fiel Torcida, que também é escola de samba.
GX010086.MP4.12 13 51 14.Still001 scaled
Foto: Eduardo Fernandes
O Bom Retiro abrigou também o primeiro prédio no Brasil destinado à instalação de uma linha de montagem de automóveis, com a inauguração da fábrica da Ford do Brasil na Rua Solon em 1921. Esse prédio, que ainda existe, foi a sede da filial brasileira da Ford até 1953, quando foi transferida para a Vila Prudente, na zona leste da cidade.

O bairro tem uma herança patrimonial e cultural da cidade. Ele abriga a Pinacoteca do Estado de São Paulo, o Museu de Arte Sacra de São Paulo, o Museu da Língua Portuguesa, a Estação Pinacoteca e o Centro de Estudos Musicais Tom Jobim. A Estação Júlio Prestes foi restaurada e abriga a Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP).



No bairro há uma infinidade de equipamentos. Tem o Complexo Boracea, espaço da prefeitura que acolhe moradores em situação de vulnerabilidade social. Bem ali próximo está o prédio da LBV, Legião da Boa Vontade, que atende crianças por meio de uma creche, além do ensino fundamental e médio.

A sede da Faculdade Impacta Tecnologia, uma instituição voltada para a Tecnologia da Informação e gestão empresarial também fica no bairro.