Pq. da Água Branca, na zona oeste da cidade de SP, oferece feira orgânica nos finais de semana
Com um espaço de 136.765.41m², o Parque Fernando Costa, popularmente chamado de Parque Estadual da Água Branca fica no bairro que leva o mesmo nome, na zona oeste da cidade de São Paulo. Para quem mora na região, um lugar ideal para fazer caminhada, exercício físicos, além de aproveitar uma área arborizada em meio aos prédios.
Além disso, o parque oferece brinquedoteca, espaço de leitura, playground para crianças de até 10 anos, academias adaptadas para Pessoa com Deficiência (PCD) e todo fim de semana tem Feira de Produtos Orgânicos.
O parque foi idealizado pela Sociedade Rural Brasileira (SRB), entidade representativa da agropecuária brasileira, o Parque começou as ser formado em 1905 e foi inaugurado em 2 de junho de 1929 pelo secretário de Agricultura Dr. Fernando de Sousa Costa, responsável por fornecer novas vertentes à indústria animal, criando também o Departamento de Lacticínios da Indústria Animal.
Com o objetivo de abrigar exposições e provas zootécnicas, o parque foi criado em um período em que avenida Água Branca sequer havia sido asfaltada. O parque foi tombado em 1996 pelo Condephaat como patrimônio cultural, histórico, arquitetônico, turístico, tecnológico e paisagístico do estado de São Paulo, e em 2004 pelo CONPRESP, por seu valor histórico, arquitetônico e paisagístico-ambiental.
O parque abriga o Fundo Social de São Paulo. A sede do Fundo funcionava em um palacete antigo da avenida Rio Branco, em Campos Elíseos, em frente ao Palácio dos Campos Elíseos, o antigo palácio do governo paulista. Em 1980, na administração de Paulo Maluf, a sede foi transferida para o atual endereço, no Parque da Água Branca.
O Parque também abriga diversas associações de criadores de raças de equinos e bovinos e a AAO (Associação dos Agricultores Orgânicos de São Paulo), além do Instituto de Pesca e o Museu Geológico Valdemar Lefèvre, entre outras instituições.
Serviço:
Endereço: Av. Francisco Matarazzo, 455, Água Branca, São Paulo
Horário de funcionamento: das 6h às 20h
Estacionamento: Valor para permanência de 2h: R$ 6