Primeiro episódio do Mais Paulista é no Marco Zero, Praça da Sé, na região central de SP

O primeiro vídeo do canal não poderia ser em outro lugar. Um dos cartões postais da cidade, a Praça da Sé, é onde fica o Marco Zero, instalado em 1934, é o ponto de referência da na região central da cidade de São Paulo. O monumento, que completa 88 anos no mês que vem, está em frente à Catedral da Sé e é o responsável por marcar o início da numeração das ruas e rodovias estaduais.

WhatsApp Image 2022 08 06 at 20.43.26

O Marco Zero é um monumento geográfico em forma de prisma hexagonal revestido de mármore representa o centro geográfico da cidade. Assim, quanto mais próxima do monumento, mais baixa será a numeração das casas de uma rua.

A estrutura atual é o quarto Marco Zero da cidade. O primeiro foi erguido em frente à primeira igreja da Sé, na Rua Venceslau Brás, também no centro histórico da cidade. O segundo foi instalado na torre da igreja da Sé e o terceiro ficava em frente à igreja,porme em outro ponto.

O monumento foi pensado com a intenção de organizar um sistema. O Marco Zero é tornou-se o ponto de referência na ordenação numérica de quilometragem das vias que se iniciam na capital paulista.

A ideia de refazer o monumento surgiu em 1921 foi do jornalista Américo R. Netto, que era membro da Associação Paulista de Boas Estradas. O jornalista chegou a pedir para o artista francês Jean Gabriel Villin desenhar a estrutura do monumento geográfico.

Próximo ao Marco Zero, que fica também a Catedral da sé, uma das primeiras igrejas construídas na cidade. A primeira versão da catedral foi erguida em 1591 e sofreu diversas modificações na estrutura até chegar ao ponto que está a estrutura atual.

Em 2007, catedral recebeu a visita do Papa Bento XVI. O local foi concentração de vários movimentos importantes na história da cidade como nos anos 83 e 84, que foi palco de um dos capítulos mais importantes da Democracia no Brasil que foi o movimento Diretas Já!, em que os moradores saíram as ruas exigindo o fim da ditatura militar, que estava arraigada no país desde meados dos anos 60.

A praça ainda tem a estação Sé do Metrô de São Paulo, inaugurada em 17 de fevereiro de 1978. A estação faz a integração da linha 1 azul com linha 3 Vermelha.

A Estação Sé é a estação central mais movimentada da capital. Responsável por 13% de passageiros do sistema. A estação recebe cerca de 350 mil pessoas por dia. Antes da pandemia, esse número chegou a 587 mil. A Praça da Sé é também abastecida por nove linhas de ônibus.