Bixiga, na Bela Vista, é um dos bairros mais tradicionais da cidade de SP

Bixiga, na Bela Vista, é um dos bairros mais tradicionais da cidade de SP

Quem nunca ouviu falar do Bixiga, bairro que fica na Bela Vista na região central de São Paulo? No local ocorre uma das festas mais importantes da cidade de São Paulo, a Festa da Achiropita, que neste ano foi realizada entre 6 de agosto a 9 de setembro.

Formado por imigrantes italianos, ganhou importância histórica e turística na capital paulista. A tradição e a religiosidade italianas, que são fortemente mantidas e as inúmeras cantinas existentes no bairro são grandes atrativos turísticos. No bairro fica a sede da escola de samba Vai Vai.

A Bela Vista tem diversas linhas do metrô, como Brigadeiro Luis Antônio, onde as linhas azul e verde se cruzam, e a Trianon-MASP. A região é bem movimentada.



N. Sra. da Achiropita é um dos nomes atribuídos a Maria, Mãe de Jesus, que está inscrito em uma igreja de Rossano, na Calábria. No Brasil, as manifestações coletivas tiveram início em 1908, em uma residência particular no bairro do Bixiga, em São Paulo. Na Praça Dom Orione há uma feira de antiguidades que ocorre todos os domingos.

No número 668 da rua Treze de Maio tem o Restaurante Templo da Carne, com uma trajetória de vida do Marcos Bassi, que iniciou vendendo miúdos na rua, tornando-se um empresário bem sucedido, com diversos títulos de artesão que levou o Templo da Carne a um dos restaurantes mais conceituados do Brasil.
Bassi morreu em 2013 aos 64 anos, foi um empresário especialista em cortes de carnes, que deixou como legado o restaurante, que ainda segue os padrões que o empresário ensinou.