Barra Funda, um dos bairros mais acessíveis da cidade, fica na região oeste de São Paulo

Por volta de 1850, a Barra Funda, na zona oeste da cidade de São Paulo, nasceu do loteamento da fazenda Iguape, propriedade de Antônio da Silva Prado, mais conhecido como Barão de Iguape. Logo após a divisão da área, os italianos começaram a povoar a área. Uma das razões para a imigração era a construção de uma ferrovia no local. O nome do distrito surgiu porque no passado, a barra do rio Tietê na região era muito funda.

Essa fazenda após loteada deu origem a várias chácaras, entre elas a Chácara do Carvalho, pertencente ao Conselheiro Antônio Prado, neto do Barão de Iguape, e que mais tarde se tornaria prefeito da cidade de São Paulo.

A importância da família e a grandiosidade dessas terras pode ser expressa pelo fato do Conselheiro Prado ter contratado Luigi Puci, responsável pelo projeto do Museu do Ipiranga, para projetar a casa sede da chácara.

Na Barra Funda tem metrô, trem, Terminal Rodoviário. É um dos bairros mais acessíveis para chegar ou sair da cidade. Ao lado da estação Barra Funda, fica o Memorial da América Latina.

A estação Barra Funda foi inaugurada em dezembro de 1988, e estação Barra Funda pertence a Linha 3-Vermelha do metrô de São Paulo, que integra também as Linhas 7-Rubi e Linha-8 Diamante da CPTM. Com uma área de quase 53 mil metros quadrados, circulam em média cerca de 60 mil passageiros por dia. Da Barra Funda, a passageiro consegue chegar até Itaquera, na zona leste, como no Grajaú, no extremo sul da cidade.

A rodoviária do Terminal Barra Funda foi inaugurada em 20 de dezembro de 1989, em uma área de 17.700 m2 atendendo linhas de ônibus que interligam o bairro da Barra Funda a bairros periféricos e centrais do município de São Paulo. Chegamos aqui já podemos ver algumas linhas de ônibus e o metrô ao lado, essas passarelas possuí acesso para o outro lado da via do trem que vamos mostrar logo mais.

Na Barra Funda ficam as escolas de samba Camisa Verde e Branco e Mancha Verde, bem como do centro de treinamento (CT) do time de futebol Palmeiras e do São Paulo. Também tem um dos bairros mais elitizados de São Paulo, o Jd. das Perdizes. 

No bairro fica a Mercadocar, que vende peças para automóveis em geral, o Fórum Trabalhista Ruy Barbosa, tem a Federação Paulista de Futebol, responsável por organizar desde campeonato de futebol amador até o principal campeonato do estado, que é o Campeonato Paulista de Futebol, um dos mais importantes do país.

Tem o Rio Hotel by Bourbon, Hotel Ibis. O Complexo Judiciário Ministro Mário Guimarães, mais conhecido como Fórum Criminal da Barra Funda, o maior da América Latina, que funciona desde 1999.

O Fórum tem 58 mil metros quadrados de área construída por onde circulam, diariamente cerca de 5 mil pessoas entre funcionários, advogados, testemunhas, acusados e condenados.

O Complexo Criminal tem 30 varas criminais da Capital e oito plenários do Tribunal do Júri. O prédio tem gabinetes para 140 promotores, para a assistência judiciária gratuita, salas reservadas à OAB, estacionamento para mais 600 veículos e carceragem para 400 presos que tem entrada e saída independentes.

O Fórum Trabalhista Ruy Barbosa foi inaugurado em 2004. O Fórum tomou conta do noticiário na época por causa do escândalo envolvendo o Juiz Nicolau dos Santos Neto, o Lalau, que segundo o Ministério Público, desviou R$ 169 milhões da obra.

Ele foi condenado em 2006 a 26 anos de prisão por peculato, estelionato e corrupção passiva. Ele havia se entregado à Polícia Federal em dezembro de 2000, depois de passar quase oito meses foragido. Ele ficou preso em Tremembé, no interior do estado. No mesmo ano, teve sua aposentadoria cassada e em 2014, beneficiado por um indulto, voltou para a residência, onde cumpriu prisão domiciliar. Lalau morreu em 2020 aos 91 anos de idade vítima da Covid-19.  

O Memorial da América Latina foi inaugurado em 1989, o conjunto arquitetônico foi projetado por Oscar Niemeyer, e é um monumento à integração cultural, política, econômica e social da América Latina. O projeto cultural foi desenvolvido pelo antropólogo Darcy Ribeiro.

O Memorial nasceu com a missão de estreitar as relações culturais, políticas, econômicas e sociais do Brasil com os demais países da América Latina. Desde então ele cumpre o papel fomentando a pesquisa e divulgando os resultados e incentivando o desenvolvimento criativo, além de coordenar iniciativas de instituições científicas, artísticas e educacionais do Brasil e de outros países ibero-americanos.

Do Outro lado da rua fica o estádio Estádio Nicolau Alayon, a casa de um dos clubes de futebol mais tradicionais do Brasil, fundado em 1919, estamos falando do Nacional Atlético Clube. Uma curiosidade: Fundado por funcionários da São Paulo Railway, a empresa controlada por ingleses e que foi responsável pela primeira ferrovia construída no estado, o Nacional tem tudo a ver com o desenvolvimento da maior cidade do país.   No século passado o Nacional disputou a primeira divisão. E ali, o Nacional recebeu  Santos, Palmeiras e São Paulo.